ENDEREÇO & TELEFONE
Rua Caiubi, 928 - Perdizes
São Paulo - SP
Fone: (11) 3873-0455
HORÁRIO
Segunda
das 11:30h à 16h
De Terça à Sexta
das 11:30h à 01h
Sábado
das 12h à 01h
Domingo
das 12h às 18h

Cerveja

Artigos / fevereiro 23, 2015

Cerveja

Afinal, o que é Cerveja? Como podemos defina-la?

Podemos dizer que Cerveja é uma bebida obtida através da Fermentação Alcoólica do Mosto Cervejeiro (produto oriundo da junção de malte de cevada e água potável), por ação da Levedura e com adição de Lúpulo.

Complicado? Fiquem tranquilos, mais à frente desvendaremos todos esses termos.

Mas onde surgiu a cerveja? Há quanto tempo? Quem inventou?

Não há evidência histórica precisa, porém sabe-se que muito provavelmente tenha nascido no Oriente Médio, mais precisamente onde viveu o povo Sumério, entre os rios Tigres e Eufrates, na região onde hoje encontramos o Iraque e parte do Irã.

Tal afirmação é fundamentada pela descoberta de uma pedra chamada Monumento Blau que descreve com exatidão diversas receitas de cervejas utilizando cevada, trigo e mel, dentre outros elementos. Possui também, escrita que evidencia data de sua confecção: aproximadamente 4.000 a.C.

Muitos acreditam que a descoberta da cerveja tenha sido muito anterior a isso, pois sabe-se que a agricultura foi criada há cerca de 10.000 anos e era baseada em plantação e armazenamento de grãos, portanto, provável.

Uma prova disso se deu através de escavações arqueológicas realizadas no inicio do século XX, onde se descobriu um fragmento de jarro de barro que continha restos de uma bebida fermentada à base de Sorgo (um tipo de cereal). Através de análises químicas realizadas, sabe-se que ela data de aproximadamente 9.000 atrás.

Logo, podemos então dizer que a cerveja possui entre 9.000 e 6.000 anos de história.

Como surgiu?

Muito provavelmente por acidente. Como já dissemos, os grãos eram armazenados em grandes jarros de barro, logo, é bem provável que por algum descuido, os grãos tenham sido expostos à chuva, que não foi muito duradoura e que apenas tenha sido suficiente para umedecer os grãos. Logo depois, foram secados ao sol e isso acabou servindo para liberar os açucares dos grãos, ou seja, fazer o malte. Provavelmente, acreditaram que o grão havia se estragado e abandonaram esse jarro que foi exposto ao tempo. Foi aí que uma forte chuva veio e inundou todo o jarro formando uma grande sopa. Depois de um tempo, alguém deve ter sentido sede e a única coisa líquida disponível ali era aquela sopa. Não é que beberam e gostaram! Habemus CERVEJA!



Menu Title