ENDEREÇO & TELEFONE
Rua Caiubi, 928 - Perdizes
São Paulo - SP
Fone: (11) 3873-0455
HORÁRIO
Segunda
das 11:30h à 16h
De Terça à Sexta
das 11:30h à 01h
Sábado
das 12h à 01h
Domingo
das 12h às 18h

Degustação

Artigos / fevereiro 23, 2015

Degustação

Como faço para degustar corretamente uma cerveja?

Utilize todos os seus sentidos. Comece pela audição. Ao abrir se uma lata, ou garrafa, poderá perceber a quantidade de carbonatação da cerveja. Quanto mais alto o “TISSSSS”, mais carbonatada, ou seja, cheia de espuma e gás, ela será.

Passe para a visão, comece analisando a espuma. Veja sua formação, quanto menores e mais juntas umas das outras forem as bolinhas, melhor formação ela terá. Ainda na espuma, veja se é persistente, daquelas que demoram a baixar e quando baixam, ainda deixam marcas no copo. Repare na cor da espuma.

Ainda na visão, aprecie a cor do líquido e os nuances que os estilos mais escuros nos permitem enxergar. Analise o brilho, translucidez e caso for, o grau de turbidez.

Olfato. Agora vamos colocar o nariz para funcionar. De uma cheirada rápida há uns 10 centímetros do copo e uma mais profunda, bem rente ao líquido. Aprecie as notas adocicadas ou tostadas vindas do malte, os aromas frescos do lúpulo, os estéres frutais e notas condimentadas vindas da levedura, ou o aquecimento vindo do álcool de uma cerveja mais forte. Ache o que conseguir. Cerveja boa é cerveja aromática também, amplie sua experiência procurando aromas similares aos que conhecemos no dia a dia.

Colocando a boca para trabalhar, trabalharemos os outros dois sentidos, o paladar e o tato. No paladar, descobriremos os gostos básicos, que são, doce, salgado, amargo, ácido e umami (Ajinomoto) e dentro, caraterísticas de sabor. Use o tato para verificar o corpo da cerveja, qual seu peso na língua, qual é o grau de viscosidade da cerveja. Além disso, sensações de carbonatação, podendo ser mais ou menos frisante.

Após engolir o líquido, ainda de boca fechada, inspire pelo nariz e depois abra a boca e verifique quais foram os gostos finais, os que restaram na boca, mesmo após o liquido ser ingerido. Chamamos essa analise de Retrogosto, ou Aftertast.

Dá pra combinar cerveja com comida?

Muito! A cerveja é a bebida mais versátil em termos de harmonização com comidas. Combinar cervejas mais leves com pratos mais leves, e vice e versa, é o inicio de um casamento perfeito.

Encontramos diversos tipos de harmonização com cerveja, são elas por semelhança, ou seja, combinar elementos iguais, como doce com doce, ácido com ácido, etc. Por contraste, combinar elementos que juntos se neutralizam, como o doce e o salgado. E por fim por corte, em que tradicionalmente temos o exemplo de álcool cortando a gordura e preparando a boca para a próxima garfada.

Além das dicas básicas, ainda existem as harmonizações culturais, que variam de pessoa a pessoa, de povos para povos, e assim vai…

Teste, invente, prove, deguste, beba, coma, não existe regra. Cerveja e gastronomia andam lado a lado e visam apenas uma coisa: Prazer!

Amplie seus horizontes, quebre seus tabus alimentares, se permita entrar num mundo onde tudo é possível.

BEBA MENOS E BEBA MELHOR!!!



Menu Title